quinta-feira, 3 de março de 2011

PROJETO: MEIO AMBIENTE



Filme: Ilha das Flores
Gênero: Documentário, Experimental
Diretor: Jorge Furtado
Elenco: Ciça Reckziegel
Ano: 1989
Duração: 13 min
Cor: Colorido
Bitola: 35mm
Título: Reduzindo o lixo, o planeta agradece

Ficha Técnica:
Diretor Jorge Furtado
Produção Mônica Schmiedt, Giba Assis Brasil, Nôra Gulart
Fotografia Roberto Henkin, Sérgio Amon
Roteiro Jorge Furtado
Edição Giba Assis Brasil
Direção de Arte Fiapo Barth
Trilha original Geraldo Flach
Elenco Ciça Reckziegel
Narração Paulo José

Autor: Josete Maria Zimmer
Curricular: Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino
Médio
Disciplina: Meio ambiente, Saúde
Faixa Etária: Todas as idades

Introdução:
Sabemos que os problemas ambientais estão relacionados com a ação humana, dimensões políticas,
econômicas, sociais, culturais e institucionais. No entanto, pouco se tem feito para melhorar a vida das
pessoas na cidade de São Paulo.
Diante da diversidade cultural, dos problemas ambientais existentes e da produção de toneladas de lixo na
cidade de São Paulo, entendemos que é preciso articular nas nossas escolas e comunidades, uma
estratégia pela qual, possamos repensar maneiras de minimizar, reciclar, reaproveitar, reutilizar e
principalmente REDUZIR o nosso lixo.
O projeto "REDUZINDO O LIXO, O PLANETA AGRADECE" visa fazer relação com o Projeto Político
Pedagógico da escola, incluindo e discutindo temáticas significativas para compreensão, conscientização e
preservação do Meio Ambiente.

Objetivo:
Sensibilizar alunos, professores e toda a comunidade escolar sobre a problemática do lixo e a importância
de conhecê-la para mudar de atitude.
Identificar elementos da paisagem significativa para compreender que a degradação ambiental interfere na
qualidade de vida das pessoas, tanto local como globalmente.

Comentário:
 
I. JUSTIFICATIVA
São Paulo é uma cidade que abraça várias culturas e etnias com concepções e padrões de valores
diferenciados. São Paulo está com um grande problema com relação ao lixo: 15 mil toneladas são
recolhidas diariamente pela Prefeitura e outras 5 mil toneladas são jogadas em lugares impróprios, ficando
assim fora do controle do poder público e da fiscalização. Este lixo acaba indo para os córregos, rios e
represas contaminando a água que temos, entupindo os bueiros e galerias, causando e agravando o
problema de enchentes e tornando ainda mais difícil o tratamento da água. Isso sem falar nos ratos,
baratas e outros causadores de graves doenças.
O lixo quando jogado nas encostas dos morros pode desmoronar e soterrar casas e pessoas.

IV. METODOLOGIA/ETAPAS
Sensibilização através do filme " Ilha das Flores" - Documentário de Jorge Furtado (disponível no Site
www.portacurtas.com.br)
Discussão sobre o filme, estabelecendo relações entre a problemática local
Entrevista com moradores, cada aluno fará no mínimo uma entrevista (conforme anexo I )
Caminhada ao entorno da escola, registrando as observações
Os alunos irão propor que ações serão desencadeadas para mudar ou preservar o que viram. Por exemplo:
córregos sujos, entulho, lixo no chão, áreas verdes ao redor da escola, espaços mal cuidados e
abandonados etc...
Grupos de alunos irão observar e registrar o lixo existente nos páteos, banheiros, salas de aula e outras
dependências da escola.
Montagem de um painel com dados e fotos sobre a caminhada no entorno escolar
Confecção de cartazes, chamando atenção para o desperdício!
Confecção de um cartaz com os diferentes tipos de materiais e seu tempo de decomposição
Elaborar um documento coletivamente, reivindicando da administração local "containers" para coleta
seletiva de lixo (caso não haja).

V. RECURSOS
Máquina fotográfica
Mapa do local
Tabelas
Roteiro para os diversos registros
Painéis
Folha de Sulfite Graft
Pincel atômico
Fita crepe
Computador

VI. PROPOSTAS FUTURAS
Palestras contínuas com a comunidade escolar sobre a problemática do lixo
Apresentação de filmes e vídeos sobre o tema.
Proposta de coleta seletiva (separar o lixo)
Visita monitorada ao Aterro Bandeirantes
Visita monitorizada à Usina de Compostagem
Construção de uma composteira na escola.
Construção de uma horta
Separar o lixo reciclável
Oficinas de reaproveitamento (papel, plástico, lata, vidro e alimentos)

VII. AVALIAÇÃO
Processual, acompanhando todas as etapas do projeto tanto no individual como no coletivo, observando e
divulgando os resultados obtidos nas diferentes etapas. Esta avaliação precisa promover nos alunos e
comunidade o desejo de querer mudar suas atitudes com relação à redução do lixo produzido.
Os alunos irão montar uma apresentação teatral sobre a problemática do lixo propondo formas para
reduzí-lo.
Fotografar o antes e o depois a fim de registrar os resultados e avaliar o alcance do projeto.

VIII. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E FOTOS
FREIRE, P. (2000) Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora
UNESP. 134 pp.
HERNÁNDEZ, F. (1998) Trangressão e mudança na educação: Os projetos de trabalho. Porto Alegre,
ArtMed.
PREFEITURA DE SÃO PAULO - Limpurb: Operação Cidade Limpa (manual distribuído no curso do Centro de
Educação Ambiental da Previdência).
www.educarede.org.br
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente
www.ambiente.sp.gov.br
www.abrelpe.com.br (Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais)
www.portacurtas.com.br

FICHA DE PESQUISA:
NOME__________________________________IDADE___________
ENDEREÇO _______________________________________________________
PROFISSÃO______________________________________________
Há quanto tempo você mora na região?
Você sabe o que é coleta seletiva de lixo?
No seu bairro existe coleta seletiva de lixo?
Se existe, você separa o lixo?
Nome do Aluno _______________________________________________________
Série ______________________

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