segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008


Campanha da Fraternidade 2008

O tema da Campanha da Fraternidade 2008 (CF-2008) é "Fraternidade e Defesa da Vida" e o lema, "Escolhe, pois, a vida (Dt 30,19)".

Proposta da CF-2008

A preocupação da Campanha deste ano é chamar a atenção de todos os brasileiros para as grandes ameaças que a vida humana vem sofrendo nos últimos tempos, como o aborto, a violência, a pobreza e a eutanásia, e para a indiferença com que essas agressões estão sendo tratadas.

Objetivos da CF-2008

O objetivo geral da CF-2008 é levar a sociedade a defender e a promover a vida humana do nascimento até a morte. Em uma sociedade altamente materialista e competitiva como a atual, as pessoas tendem a determinar valores para coisas e pessoas tendo em vista interesses particulares.

Nesse modo de ver as coisas, quando algo não é mais útil para determinado objetivo ele é logo descartado - hoje, essa mentalidade abrange também as relações afetivas. Por exemplo, abandonar idosos em asilos ou impedir o nascimento de deficientes são violências contra a vida.

O desenvolvimento da ciência e da tecnologia na área da medicina transformou a concepção da sociedade a respeito da vida e da morte.

As conquistas levaram muitos especialistas a acreditar que têm o poder de decidir quando o feto pode ser chamado de "ser humano", assim como qual é o "momento mais adequado" para um paciente morrer.

Com base nos ensinamentos da Igreja, é preciso que se compreenda a vida como Dom de Deus e que seja valorizada em todas as circunstâncias, com o compromisso ético do amor fraterno.

ORAÇÃO DA CF-2008

Ó Deus Pai e Criador, em Vós vivemos, nos movemos e somos! Sois presença viva em nossas vidas, pois nos fizestes à vossa imagem e semelhança. Proclamamos as maravilhas de vosso amor presentes na criação e na história. Por vosso Espírito, tudo se renova e ganha vida.
Nosso egoísmo muitas vezes desfigura a obra de vossas mãos, causando morte e destruição. Junto aos avanços, presenciamos tantas ameaças à vida. Que nesta Quaresma acolhamos a graça da conversão, tornando-nos mais atentos e fiéis ao Evangelho.

Que o compromisso de nossa fé nos leve a defender e promover a vida no seu início, no seu crescimento e também no seu declínio. Vosso Filho Jesus Cristo, crucificado-ressuscitado, nos confirma que o amor é mais forte que a morte. Como seus discípulos, queremos "escolher a vida".
Maria, Mãe da Vida, que protegeu e acompanhou seu Filho, da gestação à ressurreição, interceda por nós. Amém!

HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE


Letra: Pe. José Antônio de Oliveira

Música: Pedro Paulo Corrêa Cuzziol, José Ricardo de Assis Coelho, Edgar Matias Bach Hi e Luana Bertolotti Bach Hi.

1. Com carinho, desenhei este planeta;

Com cuidado, aqui plantei meu jardim.

Com alegria, eu sonhei um paraíso,

Para a vida, dom de amor que não tem fim.

Ponho, então à tua frente

Dois caminhos diferentes:

Vida e morte, e escolherás.

Sê sensato: escolhe a vida!

Parte o pão, cura as feridas!

Sê fraterno e viverás.

2. Fiz o homem e a mulher à minha imagem;

Por amor e para o amor, eu os criei.

Com meu povo, celebrei uma aliança.

O caminho da justiça eu ensinei.

3. Com tristeza vejo a vida desprezada,

Nos meus filhos e em toda a natureza.

Me entristece tantas vidas abortadas,

Dói em mim a violência e a pobreza.

4. Pelas margens desta vida há tanta gente

Que implora por justiça e dignidade.

Respeitar, cuidar da vida, é o que te peço;

Vai! Transforma a tua fé em caridade.


CARTAZ DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE



O Cartaz apresenta uma imagem de esperança e de paz, condizente com a mensagem cristã.

O idoso da foto sorri, sereno, enquanto o bebê dorme tranqüilamente. É a dignidade da vida humana em todas as suas fases. Um está, agora, na condição de zelar pela vida do outro, que usufrui desse cuidado. Reflete o compromisso constante que o ser humano deve ter de proteger seu semelhante.

O bebê cuidado pelo homem quer exaltar a confiança que precisamos gerar, uns nos outros, de que toda vida humana é valorizada, incondicionalmente.

O idoso e o bebê representam a idéia de que a proteção à vida ultrapassa vínculos familiares, crenças, limitações, raças, interesses pessoais ou situação social. Ambos são portadores de uma dignidade intrínseca. É o compromisso cristão com a preciosidade da vida do outro, que possui a mesma filiação divina.



Disponível em:
http://www.editorasalesiana.com.br/cfdocs/intcampanha.cfm?id=18





Nenhum comentário:

Postar um comentário