quinta-feira, 2 de agosto de 2007

MOISÉS


Houve uma época em que os israelitas eram escravos no Egito. O Faraó com medo de que eles se revoltassem decidiu que todo bebê que nascesse, se fosse menino, deveria morrer. Uma mãe hebréia deu à luz a um lindo menino, para salvar seu filho, escondeu-o durante 3 meses. Não podendo mais escondê-lo, fez um cesto e colocando nele o bebê, soltou-o no rio Nilo. Miriã, a irmãzinha do bebê, olhava de longe o cesto descer o rio, para observar o que iria acontecer.A princesa, filha do Faraó, acompanhada de suas criadas, foi tomar banho no rio e achou o cesto.. Logo Miriã se aproximou e ofereceu-se para procurar uma mulher para amamentar e cuidar do bebê. A princesa aceitou. Então foi chamar sua mãe que o alimentou e cuidou dele até ficar maiorzinho. A princesa então o recebeu e fez dele seu filho, chamando-o de Moisés. Moisés se tornou um homem forte, porém sabendo que era hebreu, recusou ser poderoso egípcio e foi para o deserto. Moisés passou muitos anos como pastor. Mas Deus tinha escolhido Moisés para salvar o seu povo. Um dia Moisés viu um arbusto que ardia em chamas mas não se consumia, ao se aproximar para ver melhor, Deus falou com ele:

- dou a você autoridade e poder, diga ao Faraó que você é meu enviado e ordene que liberte o povo de Israel.

Então Moisés e seu irmão Arão foram ao Egito e se apresentaram diante do Faraó:

- Venho em nome do Senhor Deus dizer que deves libertar o meu povo. Disse Moisés :

- Não conheço se Deus e não deixarei seu povo ir.Respondeu o Faraó

Então Deus ordenou sobre o Egito 10 pragas:

01 - A praga que transformou as águas em sangue

02 - A praga das rãs

03 - A praga dos piolhos

04 - A praga das moscas

05 - A praga da doença nos animais

06 - A praga das feridas nos animais e nos egípcios

07 - A praga da chuva de pedras

08 - A praga dos gafanhotos

09 - A praga da escuridão

10- A morte dos primogênitos

A ultima foi a mais terrível das pragas - o anjo da Morte passou de casa em casa, aquela que não tinha os umbrais pintados com o sangue de um cordeiro (somente os israelitas sabiam desse sinal e por isso escaparam da praga) ele entrou e levou o filho mais velho de cada casa.

O Faraó vencido, deixou o povo de Israel ir embora. E assim os israelitas partiram do Egito, 600 mil homens, sem contar mulheres e crianças. Deus foi à frente deles para os guiar: durante o dia, numa coluna de nuvem, durante a noite numa coluna de fogo, para ilumina ro caminho.

Quando o Faraó soube que os israelitas tinham ido, arrependeu-se de ter deixado, resolveu então persegui-los. Aprontou seu carro de guerra e juntamente com seus soldados foram em busca de Moisés e o povo de Israel.

Encontrou-os acampados à margem do Mar Vermelho. Os israelitas viram Faraó vindo ao encontro deles e ficaram com medo. Moisés porém disse-lhes:

- Fiquem calmos, não temam e vejam o grande livramento que Deus hoje nos dá.

E Estendendo a vara que tinha na mão sobre o mar, as águas se decidiram em duas partes, formando como um muro de água de cada lado e o povo pôde passar pelo meio do mar, em terra seca.

O Faraó tentou segui-los, porém, quando estavam no meio do mar, Moisés tornou a estender a vara e o mar se fechou, cobrindo completamente o Faraó, seus cavalos e soldados, morrendo todos.

Assim Deus salvou seu povo.

O povo peregrinou durante 40 anos, Deus os alimentou, os protegeu, deu-lhes 10 Mandamentos para seguirem e os dirigiu até encontrarem a terra prometida...


Disponível em: http://www.anunciame.com.br



Um comentário:

  1. gostei muito de seu estudo mas nao consegui achar o k estava procurando se por um acaso vc saber mande pra mim look_daaps@hotmail.com com os dados de onde se encontra por favor obrigada..
    Qual era o nome da filha de farao k cuidou de moises ???????

    ResponderExcluir