sábado, 25 de agosto de 2007
quinta-feira, 2 de agosto de 2007
MOISÉS
Houve uma época em que os israelitas eram escravos no Egito. O Faraó com medo de que eles se revoltassem decidiu que todo bebê que nascesse, se fosse menino, deveria morrer. Uma mãe hebréia deu à luz a um lindo menino, para salvar seu filho, escondeu-o durante 3 meses. Não podendo mais escondê-lo, fez um cesto e colocando nele o bebê, soltou-o no rio Nilo. Miriã, a irmãzinha do bebê, olhava de longe o cesto descer o rio, para observar o que iria acontecer.A princesa, filha do Faraó, acompanhada de suas criadas, foi tomar banho no rio e achou o cesto.. Logo Miriã se aproximou e ofereceu-se para procurar uma mulher para amamentar e cuidar do bebê. A princesa aceitou. Então foi chamar sua mãe que o alimentou e cuidou dele até ficar maiorzinho. A princesa então o recebeu e fez dele seu filho, chamando-o de Moisés. Moisés se tornou um homem forte, porém sabendo que era hebreu, recusou ser poderoso egípcio e foi para o deserto. Moisés passou muitos anos como pastor. Mas Deus tinha escolhido Moisés para salvar o seu povo. Um dia Moisés viu um arbusto que ardia em chamas mas não se consumia, ao se aproximar para ver melhor, Deus falou com ele:
- dou a você autoridade e poder, diga ao Faraó que você é meu enviado e ordene que liberte o povo de Israel.
Então Moisés e seu irmão Arão foram ao Egito e se apresentaram diante do Faraó:
- Venho em nome do Senhor Deus dizer que deves libertar o meu povo. Disse Moisés :
- Não conheço se Deus e não deixarei seu povo ir.Respondeu o Faraó
Então Deus ordenou sobre o Egito 10 pragas:
01 - A praga que transformou as águas em sangue
02 - A praga das rãs
03 - A praga dos piolhos
04 - A praga das moscas
05 - A praga da doença nos animais
06 - A praga das feridas nos animais e nos egípcios
07 - A praga da chuva de pedras
08 - A praga dos gafanhotos
09 - A praga da escuridão
10- A morte dos primogênitos
A ultima foi a mais terrível das pragas - o anjo da Morte passou de casa em casa, aquela que não tinha os umbrais pintados com o sangue de um cordeiro (somente os israelitas sabiam desse sinal e por isso escaparam da praga) ele entrou e levou o filho mais velho de cada casa.
O Faraó vencido, deixou o povo de Israel ir embora. E assim os israelitas partiram do Egito, 600 mil homens, sem contar mulheres e crianças. Deus foi à frente deles para os guiar: durante o dia, numa coluna de nuvem, durante a noite numa coluna de fogo, para ilumina ro caminho.
Quando o Faraó soube que os israelitas tinham ido, arrependeu-se de ter deixado, resolveu então persegui-los. Aprontou seu carro de guerra e juntamente com seus soldados foram em busca de Moisés e o povo de Israel.
Encontrou-os acampados à margem do Mar Vermelho. Os israelitas viram Faraó vindo ao encontro deles e ficaram com medo. Moisés porém disse-lhes:
- Fiquem calmos, não temam e vejam o grande livramento que Deus hoje nos dá.
E Estendendo a vara que tinha na mão sobre o mar, as águas se decidiram em duas partes, formando como um muro de água de cada lado e o povo pôde passar pelo meio do mar, em terra seca.
O Faraó tentou segui-los, porém, quando estavam no meio do mar, Moisés tornou a estender a vara e o mar se fechou, cobrindo completamente o Faraó, seus cavalos e soldados, morrendo todos.
Assim Deus salvou seu povo.
O povo peregrinou durante 40 anos, Deus os alimentou, os protegeu, deu-lhes 10 Mandamentos para seguirem e os dirigiu até encontrarem a terra prometida...
Disponível em: http://www.anunciame.com.br
HISTÓRIA DE ADÃO E EVA.
Ainda no sexto dia, Deus fez uma coisa muito importante: criou primeiro homem e deu-lhe o nome de Adão. Deus disse a Adão que todas as plantas e animais da Terra lhe pertenciam, que ele poderia usá-los, mas também deveria cuidar e protegê-los.
E no sétimo dia, Deus descansou.
Adão vivia num lindo jardim que Deus fez para ele, chamado jardim do Éden, cheio de frutas e flores. Por lá passava um grande rio e viviam muitos animais.
O primeiro trabalho de Adão foi dar nome aos animais. Este pedido de Deus deixou Adão muito ocupado. Ele teve de inventar um nome para cada criatura viva. Ufa! Quanto trabalho...
Cansado de tanto pensar no nome dos animais, Adão acabou dormindo no jardim. Deus olhou para ele e sentiu que Adão parecia muito sozinho, que precisava de uma companheira. E Deus criou a mulher.
Adão ficou muito feliz quando viu a mulher que Deus fez para ele e chamou-a de Eva.
Adão disse a Eva que Deus havia feito aquele jardim para eles morarem. Eles poderiam comer tudo o que quisessem, menos a fruta de uma árvore, chamada "árvore do conhecimento do bem e do mal".
Adão e Eva viviam felizes e tranqüilos no jardim do Éden até que um dia aconteceu uma coisa terrível...
Eva estava colhendo frutas no jardim quando, ao passar pela árvore proibida, a serpente a chamou.
A serpente disse a Eva que a fruta daquela árvore era muito gostosa e que deveria prová-la para sentir o sabor. Eva disse á serpente que Deus havia proibido ela e Adão de comerem essa fruta. Se comesse teria grandes problemas.
Para convencer Eva, a serpente lhe falou que, se comesse a fruta, ela ficaria mais esperta e inteligente, como Deus.
Apenas uma mordidinha, disse a serpente, você precisa experimentar, esta fruta tem um sabor incrível!
Eva não resistiu mais, pegou uma fruta da árvore e mordeu-a.
Eva foi logo procurar Adão e lhe contou que havia experimentado a fruta da árvore proibida, e que era muito gostosa.
No princípio, Adão não quis provar, mas Eva disse que comera a fruta e nada lhe aconteceu. Tanto Eva insistiu que Adão acabou comendo a fruta também.
De repente, Adão e Eva perceberam que estavam despidos e, envergonhados, se esconderam rapidinho atrás dos arbustos.
Só tiveram coragem de aparecer de novo depois que se vestiram com algumas folhas que apanharam da videira.
Quando Deus chegou, Adão e Eva desconfiaram que haviam se metido numa grande encrenca e ficaram morrendo de medo.
Deus perguntou se eles tinham comido a fruta da árvore proibida. Adão respondeu que sim, mas a culpa era de Eva, que havia insistido com ele.
E Eva pôs a culpa na serpente, que a tentou.
De nada adiantaram as desculpas. Deus estava muito triste por terem desobedecido. Por isso, expulsou Adão e Eva do jardim do Éden. Lá fora eles teriam de trabalhar duro e saberiam o que era sentir dor.
Deus colocou um anjo com uma espada flamejante na entrada do jardim para que Adão e Eva jamais pudessem voltar.
E assim começou a nova vida de Adão e Eva fora do jardim do Éden. Depois daquele dia, passaram a ter momentos de alegria e de tristeza, sentiram fome e tiveram de trabalhar para conseguir seu alimento.
Mesmo não podendo voltar para o jardim, Deus nunca os abandonou, pois Adão e Eva tinham sido criados por Ele.
Explicar para as crianças que Deus:
-
nos deu o poder de escolher entre o bem e o mal,
-
não nos obriga a fazer o que não queremos,
-
não nos castiga por nada, mas se fazemos o que queremos temos que saber que haverá conseqüências e o mau ou o bem que chega até nós é resultado de nossas escolhas.
Disponível em: http://www.anunciame.com.br. Em 2/06/07.
A CRIAÇÃO DO MUNDO
1. A criação do mundo “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1.1). Deus criou o mundo e tudo o que existe: o céu, a terra, o mar, as plantas, os animais... Criou também o homem e a mulher, que viviam bem com Ele e eram muito felizes. |
2. O pecado “Deus perguntou: Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?” (Gênesis 3.11, NVI). Mas o Diabo, por meio da serpente, tentou Eva. Então ela e Adão desobedeceram a Deus. Desobediência é pecado. Por isso, eles foram expulsos do Paraíso e ficaram longe de Deus. |
3. A vinda de Jesus “Deus enviou seu Filho” (Gálatas 4.4). Por amar todas as pessoas, Deus enviou Seu Filho Jesus, para elas voltarem a viver bem com Ele. Jesus nasceu em Belém. José e Maria cuidaram do menino até que Ele crescesse. |
4. A morte de Jesus “Cristo morreu pelos nossos pecados” (1 Coríntios 15.3). A Bíblia ensina que todos têm de ser castigados por sua desobediência a Deus. Esse castigo é a morte eterna no inferno. Jesus sofreu o castigo por nós. Ele deu Sua vida na cruz para pagar pelos pecados de todo o mundo. |
5. A ressurreição de Jesus “Ele não está aqui; ressuscitou” (Mateus 28.6). Mas, depois de sepultado, Ele ressuscitou! Jesus não continuou morto – Ele voltou a viver. Que grande alegria e esperança! Temos um Senhor vivo que quer nos perdoar e salvar do castigo. |
6. E agora? Convide Jesus a entrar em seu coração. Ele vai limpar sua vida e cuidar de você. Peça para Jesus ser seu Salvador e um dia você estará no céu com Cristo, para sempre! |
Jesus quer ser seu maior Amigo. Leia a Bíblia para aprender mais sobre Ele. Fale com Jesus em oração – você pode conversar com Ele sobre tudo que quiser.
Disponível em: http://www.ajesus.com.br/mensagens/historias.html
ENSINO RELIGIOSO
"Podemos definir a educação das mais diferentes formas e com parâmetros diversos, mas, em se tratando de seu objetivo final, todas as definições convergem para o desenvolvimento pleno do sujeito humano na sociedade. É aqui onde o Ensino Religioso fundamenta a sua natureza: o homem para adquirir seu estado de realização integral necessita da perfeição religiosa, também."
Matilde Tiemi Makiyama
(Pedagoga-FEUSP)
charlotte classifieds